CANTOS DE BEAGÁ
Segunda edição: Trilhando a culinária agroecológica
Em 2020, o aniversário de Belo Horizonte foi comemorado com uma festa on-line. Quando a capital mineira completou 123 anos de história, a Favo Cultural presentou a cidade com a segunda edição do Festival Cantos de Beagá.
Nesta edição do Festival Cantos de Beagá teve como tema a culinária agroecológica por ser um assunto que tem despertado o interesse das pessoas. O setor gastronômico vem ganhando cada vez mais corpo em Belo Horizonte. Tanto, que em 2019 a cidade passou a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco pela Gastronomia, título este, que têm na criatividade um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. A gastronomia na capital mineira, além de possuir autenticidade, contribui na articulação de iniciativas relacionadas à agricultura urbana e à agroecologia. E uma das vertentes da gastronomia que tem despertado curiosidade e interesse nas pessoas, principalmente nesse momento de repensar o consumo é a culinária agroecológica.
Para o evento contamos com três cozinhas show.
A chef Juliana Duarte mostrou, direto do Restaurante Cozinha Santo Antônio, como é construído o seu prato “Mexeriboca”, iguaria que mistura galinha e carne, feijão, arroz vermelho de Jaboticatubas, farinha, molho de pimenta e queijo.
Já Patrícia Brito apresentou os “Pratos da terra, memória e criação para pratos festivos”. E a cozinheira e escritora Carol Dini fez uma demonstração de receitas de vegetais de variadas texturas para guardar na geladeira por mais de uma semana.
E a parte musical ficou por conta da cantora Maíra Baldaia e Sérgio Pererê.
Todo o evento foi transmitido e está disponível no canal da Favo Cultural no YouTube. Projeto realizado pela Favo Cultural por meio de patrocínio da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).